quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Plano de Atuação Social

O Projovem a Adolescente em seu Ciclo II desenvolve um trabalho muito legal, que é o da Perticipação Cidadão, desenvolvendo o Plano de Atuação Social e partir dai uma Ação Coletiva Social. Foram atores desse projeto os seguintes Coletivos Juvinis: Dico Leite, Pouso Alegre, Leonardo, São Vicente, Sereno, Vista Alegre e Aracati.

O protagonismo refere-se a nossa capacidade de participar e influir nos acontecimentos, exercendo um papel decisivo e transformador no cenário da vida social. Exercer o protagonismo siginifica não ser indiferente em relação aos problemas de nosso tempo. O protagonismo juvenil é a participação consciente dos adolesecente em projetos de caráter público. Segundo Gomes da Costa (2001) no prtagonismo juvenil democrático os jovens transcedem o universo de seu interesses puramente particular e se defrontam com questões de interesse coletivo.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver e executar Plano de Atuação Social- PLA constituido com os principais desafios de seu contexto local.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Sensibilizar os jovens para um novo olhar sobre as potencialidades Juvenis e os problemas da realidade social de seu entorno.

Aguçar a escuta e a percepção para identificar motivaçãos e interesses jenuinos dos jovens.

Mobilizar os jovens para o trabalho coletivo.

Consquitar o comprometimento dos jovens para o envolvimento em ações de interesses social na comudade, protagonizadas com eles.

Proporcionar a inserção dos coletivos para que conheçam e discutem as diferentes realidades.

METODOLOGIA

O percurso VI do Ciclo I finalizou em julho de 2009, com definição em relação as potencialidades e desafios presentes no terrítório.No entendimento do trabalho realizado nas oficinas,analisamos nos encontros dos planejamentos que o grande desafio estava na idéia do conhecimento e como acessar os direitos socioassistencial dos jovens da família e da comunidade. A partir daí os coletivos estabelece a Ação Coletiva Social. Foi organizada uma entrevista para diagnosticar o conhecimento no terrítorio as ações ofertadas pela Secretaria de Assistência Social. O recurso foi utilizado com as famílias dos jovens do Prjovem adolescente e com a comunidade em geral.

Ao finalizar as entrevistas os coletivos juvenis junto aos orientadores e facilitadores organizaram e concluiram que as famílias desconheciam e ou não tinham acesso Direitos humanos e socioassistencial. E a partir desse ponto traçaram as ações, para que as famílias do território conhecessem e acessasem todos seus direitos levando essa oferta nas Ações Integradas, Reuniões com pais, Projetos das Escolas, Ações de outras Secretarias, Palestras, Fest Vid, Feiras de Cultura, Mostra do Programa Bolsa Família, Semana do 07 de setembro,Capacitações de pais, durante todo Ciclo II. O Projeto direito@.com, teve como parceiros: A prefeitura Municipal de Cataguases, Secretaria de Assistência Social de Cataguases e outras, Escolas, Instituições de Cultura e Lazer.


Regina Andrade Moteniro Lacerda

Coordenadora do Projovem adolescente

Nenhum comentário:

Postar um comentário